Artigo

Seguro viagem internacional, é obrigatório? (Valores e Dicas)

Seguro viagem internacional, é obrigatório? Certamente, é fato a importância de saber o custo do seguro viagem internacional para que não extrapole o seu orçamento. Deseja saber mais sobre o seguro viagem internacional? Somos uma corretora de seguros especializada em seguros de viagem. Possuímos mais de 18 anos de experiência no mercado. Trabalhamos com as principais operadoras de seguro.

Caso queira fazer um cotação entre em contato conosco, através dos seguintes canais: E-mail:  contato@seguropontocom.com Telefone Fixo: (21) (21) 3738-4251 / 3738-4252. Celular (21) 99343-1849 ou se preferir preencha nosso formulário.

Seguro viagem internacional e sua obrigatoriedade.

Seguro viagem internacional - quanto custa?

Você sabe quanto custa um Seguro viagem internacional? Independentemente do custo, e antes de partir para esse detalhamento, é importante ressaltar que você não deve deixar de adquirir este serviço em hipótese alguma. Uma das ações primordiais durante o planejamento de uma viagem para o exterior é a contratação de uma assistência. Sendo assim, é importante saber preço, planos e tudo sobre o que é seguro viagem internacional e como contratar! Acompanhe o nosso artigo e esclareça todas as suas dúvidas!


I – O que é um seguro viagem internacional?

Ao contratar um seguro viagem você não está desamparado em caso de acidentes ou emergência durante sua viagem internacional. Isso também significa que você não terá gastos extras nesses casos se tiver um seguro viagem.

Além disso, a assistência vai desde consultas médicas até emergências, remédios, traslado médico até extravio ou perda de bagagem. Tudo depende de qual tipo de seguro você contratou. Finalmente, para te ajudar a entender como funciona e como contratar, acompanhe o restante do artigo!


II – Qual a diferença entre seguro viagem e assistência de viagem?

Os dois serviços são chamados comumente de seguro viagem. Entretanto, é necessário star atento na hora de pesquisar e de fechar o contrato. Na prática, a principal diferença está em quem pagará pelo serviço no momento que for utilizado.

Sendo assim, o seguro viagem prevê que o viajante pague todas as despesas médicas do próprio bolso e, posteriormente, solicite o reembolso à seguradora (dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato). Além disso, para pedir tal reembolso, é necessário apresentar comprovantes de despesas, laudos, notas fiscais e tudo que possa confirma o atendimento.

Já assistência viagem funciona de maneira diferente. O atendimento será todo arcado pela seguradora contratada (dentro dos limites previstos no contrato). Sendo assim, de modo distinto do seguro viagem, a assistência viagem prevê que o segurado em entre contato com a empresa contratada antes de receber o atendimento.

A seguradora indicará um local para que o atendimento seja realizado e o pagamento será arcado pela mesma. Além disso, é ainda mais importante ressaltar que há seguradoras que vendem os dois serviços no mesmo pacote, então esteja sempre atento as cláusulas do contrato.


III -Por que devo fazer um seguro de viagem?

Acidentes e doenças podem acometer qualquer viajante, independente da experiência. Além disso, se o problema for grave, o custo do tratamento no exterior pode ser bem caro! Nem todos os países atende gratuitamente estrangeiros na rede de saúde. Será necessário pagar por consultas médicas, remédio e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internação. Também vale ressaltar que o seguro vale para outros tipos de serviços, como extravio de bagagem, remarcação de passagem, assistência jurídica e até repatriação do corpo em caso de morte.


IV- Como contratar um seguro de viagem?

Como contratar um seguro viagem?

Os seguros de viagem podem ser contratados em empresas especializadas em seguro, especializadas no assunto, sem burocracia e com muita agilidade. Além disso, o seguro de viagem não é destinado apenas a viagens internacionais. Você poderá contratar o serviço também para viagens dentro do Brasil.


V- Como escolher a minha seguradora de viagem?

Evite contratar seguradoras desconhecidas e com difícil atendimento para o usuário. Sendo assim, escolha seguradoras grandes e também, experientes no mercado. Assim você terá mais certeza de ter um atendimento eficiente no momento que precisar. Principalmente, caso ocorra algum imprevisto durante a viagem. 


IV- Quanto custa o seguro viagem internacional? 

  • O preço do seguro viagem varia basicamente segundo os seguintes fatores:
  • A cobertura: além de prestar atenção no valor da cobertura, deve-se considerar também se existe um pré-requisito de cobertura mínima do seguro viagem para a região/país de destino. Na Europa, por exemplo, além de o seguro ser obrigatório, ele deve ter pelo menos US$ 30 mil dólares de cobertura mínima.
  • A duração da viagem: afeta proporcionalmente o custo final do seguro; quanto maior a duração, mais caro o serviço.
  • A idade: algumas seguradoras ou planos segmentam os valores por idade, cobrando um valor mais alto para faixas etárias mais avançadas (a partir dos 60, 70 ou 80 anos). Outras seguradoras ou planos não fazem essa distinção por idade e cobram um mesmo valor para todas as idades.
  • A seguradora: cada seguradora tem suas políticas de preço, por isso é importante pesquisar e contratar uma corretora de seguros experiente no mercado.

V- O que o seguro de viagem internacional cobre?

O que o seguro de viagem internacional cobre?

Os seguros de viagem cobrem, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência. Entretanto eles oferecem outras garantias para os usuários, como indenização no caso de extravio de bagagem, repatriação do corpo em caso de morte e até funeral. Sendo assim, o seguro viagem internacional será tão completo quanto os pacotes assinados. Sim! Você poderá fazer um seguro básico ou um super completo. Veja as principais coberturas dos seguros de viagem:

  • Atendimento médico e odontológico 24h;
  • Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;
  • Visita ao segurado hospitalizado;
  • Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
  • Despesas farmacêuticas;
  • Hospedagem após alta hospitalar;
  • Remarcação de passagem para regresso;
  • Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;
  • Assistência funeral;
  • Indenização no caso de morte;
  • Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
  • Localização de bagagem extraviada;
  • Indenização no caso de extravio de bagagem;
  • Despesas jurídicas;
  • Pagamento antecipado de fiança.

VI- Como provar que tenho o seguro viagem internacional?

Como provar que tenho o seguro de viagem internacional?

É muito importante ter em mãos ou mediante algum meio eletrônico, o seu contrato do seguro escolhido, mesmo que seja o do cartão de crédito. Assim, além de ser possível sua exigência na imigração do país de destino, ele será útil em caso de emergência para entrar em contato com a empresa do seguro. Além disso, você deve ter o número do contrato e todos os telefones de atendimento possíveis para casos de emergência. 


VII- Como contatar o seguro de viagem em caso de emergência e o que devo fazer?

Ao embarcar em uma viagem internacional é fundamental ter, em local acessível, os dados de contato da corretora de seguros contratada e número do contrato. Além disso, é recomendável que deixe esses dados também com alguém no Brasil. Além disso, caso você mesmo possa solicitar o atendimento, ligue na corretora de seguros, explique a sua situação e aguarde instruções. 


VIII- Como será o atendimento do seguro viagem?

Em casos de assistência viagem, a corretora de seguros provavelmente enviará um médico até você ou indicará um hospital ou serviço conveniado onde possa ser realizado o atendimento. Sendo assim, esses são os procedimentos padrões e mais comuns para os contratos chamados assistências de viagem. No caso do seguro de viagem, de forma distinta, você poderá escolher o local para atendimento.

Caso seja um procedimento de emergência e você não possa entrar em contato com a corretora de seguros, faça contato logo que esteja em condições ou forneça os dados do seguro no local onde estiver sendo atendido. Caso seja necessária a permanência no local da viagem para atendimento médico além da data final estipulada na contratação do seguro (como um caso de internação), o prazo de validade do seguro será automaticamente estendido. Além disso, o valor da cobertura irá respeitar o valor máximo contratado inicialmente. Finalmente, é ainda mais importante ressaltar que você deve ler atentamente as cláusulas do seu contrato para estar ciente do tipo de serviço oferecido pelo seu seguro.


IX – Ainda tem dúvidas? Fale conosco!

Caso queira fazer um cotação entre em contato conosco, através dos seguintes canais: E-mail:  contato@seguropontocom.com Telefone Fixo: (21) (21) 3738-4251 / 3738-4252. Celular (21) 99343-1849 ou se preferir preencha nosso formulário.


Leia outras matérias disponíveis em nosso blog:

Seguro Viagem para Europa – É obrigatório?

Helen Viana

Corretora de Seguros, Sócia Proprietária da SeguroPontoCom Corretora de Seguros, atuante na área de seguros desde 2001. Corretora habilitada pela SUSEP e IBRACOR. Especialista em Seguros Empresariais, Patrimoniais e Riscos Especiais.

Posts recentes

Categorias