Plano de saúde para MEI – RJ| Se você é um microempreendedor individual do Rio de Janeiro, já sabe que o seu modelo de negócio oferece vantagens e benefícios interessantes. Uma dessa vantagens é a oportunidade de conseguir contratar um plano de saúde empresarial.
Meu nome é Helen Viana, sou uma Corretora especialista em Planos de Saúde Empresariais, principalmente plano de saúde para MEI. Possuo mais de 18 anos de experiência no mercado. Trabalhamos com as melhores Operadoras de Saúde.
Caso queira fazer um cotação entre em contato conosco. Fale conosco através dos seguintes canais: e-mail: contato@seguropontocom.com, Telefone Fixo: (21) 3738-4251 / (21) 3738-4252, Celular [(21) 99343-1849]()
([Clique aqui](), para falar no Whatsapp) ou se preferir preencha nosso formulário.

Cada vez mais as Operadoras de Planos de Saúde estão reduzindo a comercialização de Plano de Saúde Individuais, assim como, o Plano de Saúde Familiar, e os Plano de Saúde por adesão estão cada vez mais caros.
A boa notícia é que existe a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) contratar o Plano de Saúde através do seu CNPJ. Com essa possibilidade, há uma significativa redução no Plano de Saúde que pode chegar até 40%.
Então para aquele Empreendedor que possui o MEI, poderá fazer o seu plano de saúde, dos seus dependentes ou funcionário (se tiver) com o valor menor, o que trará uma folga no orçamento.
Pré- requisitos para contratar o Plano de Saúde através do MEI
O número mínimo de pessoas pode variar de acordo com a Operadora de Saúde, pois algumas exigem que tenham pelo menos 2 vidas e outras 3 vidas. Dessa forma, se o Microempreendedor possuir pelo menos três vidas para colocar no Plano de Saúde, terá um leque maior de opções para escolher.
Cada operadora de saúde possui regras específicas para a contratação de seus serviços oferecidos. Devido a isso, é necessário escolher uma Corretora de Seguros e Plano de Saúde que atue com Planos de Saúde Empresariais, tendo em vista que são regras de contratação diferentes do Plano de Saúde por adesão, por exemplo.
Portanto, ter uma Corretora de Plano de Saúde com atuação em planos de Saúde Empresariais trará agilidade e segurança no processo de contratação além de formular um orçamento objetivo e mais adequado ao Microempreendedor atendendo as suas necessidades.
I- Qual a documentação necessária para contratar um plano de saúde para MEI?

Para a contratação de um Plano de Saúde para MEI, o microempreendedor deverá apresentar os seguintes documentos:
II- Quais os benefícios do Plano de saúde para MEI?

O maior benefício do Plano de Saúde para MEI é a redução no custo, após isso é poder até mesmo melhorar a categoria fazendo um “Up Grade”.
Caso fosse contratar o mesmo Plano como Pessoa Física, além de ter opções mais restritas, seriam mais caras e com a carência maior, ao passo que, o Microempreendedor utilizando o seu MEI para fazer o Plano de Saúde pra ele e seus dependentes acabarão optando por um plano Superior, com melhor Rede de Hospitais e Médicos.
III- O que fazer antes de contratar o plano empresarial?
Antes de contratar um Plano de Saúde Empresarial, analisar o custo/benefício de cada opção apresentada no orçamento é importante. Contudo, destaco abaixo tópicos que devem ser avaliados com mais atenção:
IV- Qual o tempo de Carência do Plano de saúde para MEI?

O tempo de carência de um plano de saúde é o tempo que o cliente precisa aguardar após a contratação para realizar alguns procedimentos ou até mesmo o plano por completo.
Sendo assim, o tempo de carência varia de acordo com a Operadora de Saúde e com as exigências feitas por cada uma delas. Existe já estabelecido o prazo de carência “máxima” que pode ser exigido pela Operadora de Saúde, mas o tempo mínimo é diferente entre elas. Com isso, é certo encontrar diferentes prazos de carência nos orçamentos que serão apresentados.
Sendo assim, essa é uma informação fundamental que o Corretor escolhido para apresentar os orçamentos, deve prestar ao Microempreendedor.
Caso o Microempreendedor tenha algum Plano de Saúde atual por mais de 12 meses, poderá ter a carência do contrato reduzida ainda mais.
V- Qual a abrangência deste Plano Empresarial?

Como dito no tópico anterior, uma das principais informações a serem esclarecidas antes de contratar é a ABRANGÊNCIA do plano a ser escolhido. A Abrangência pode ser por Grupo de Municípios, Regional ou Nacional.
Obviamente existem diferenças de preços dentre elas. Porém é necessário avaliar o que o Microempreendedor busca. Caso Microempreendedor não viaje muito, deve avaliar se contratar o Plano Nacional faz sentido para ele. Porém em algumas Operadoras, mesmo que o Beneficiário queira um Plano Regional, por exemplo, para melhorar a Rede Hospitalar da sua cidade só aumentando a abrangência para Nacional. Mas esse aspecto deve ser observado no orçamento e esclarecendo com o Corretor.
Dessa forma, é necessário que o cliente analise junto com uma Corretora de Seguros especializada e com experiência no mercado, sobre as necessidades de seu empreendimento para contratar um plano de saúde para MEI.
VI- Reajuste no Plano de Saúde para MEI

Existem três formas de Reajustes possíveis, são:
VII- Registro na ANS

Verificar se a Operadora que pretende escolher é registrada na Agência Nacional de Saúde. Abaixo ensino a fazer a consulta através de um passo a passo:
VIII- Coberturas Obrigatórias

A ANS desenvolveu uma lista com as coberturas obrigatórias de procedimentos que devem estar cobertos pelas operadoras de saúde, obviamente considerando cada tipo de plano chamado de Rol da ANS.
Tais procedimentos que possuem as coberturas obrigatórias estão disponibilizados no site da ANS. Dessa forma, é extremamente necessário que o usuário exija da Operadora ofereça o que está estabelecido por lei .
Outra função de uma boa Corretora de Plano de Saúde Empresarial é ajudar o Microempreendedor também no Pós Venda, pois caso tenha dificuldade em atendimento pela Operadora escolhida poderá auxiliá-lo a pleitear ou até mesmo cobrar o cumprimento do que está estabelecido pela ANS.
IX-Rescisão do contrato de Plano de Saúde para MEI
No plano de saúde individual não é possível que a operadora cancele o contrato unilateralmente. Exceto em casos de fraude e de falta de pagamento da mensalidade. Já nos planos coletivos pode haver, se previsto em contrato, outros motivos para que o contrato seja rescindido.
X- CONCLUSÃO
Como o aumento empreendedorismo no Brasil, consequentemente, a busca por algum plano de saúde que possibilite pessoas neste estilo de negócio e que possa ter um plano melhor, inclusive para seus familiares com redução de custos e carência, também vem aumentando.
Com essa procura crescente, o modelo de negócio do microempreendedor individual está se tornando extremamente atrativo para as operadoras. Como o plano de saúde empresarial possui as melhores condições e o menor custo, explica bastante cada vez mais Microempreendedores aderindo ao Plano de Saúde.
XI – Ainda tem dúvidas? Fale conosco.

Caso queira fazer um cotação entre em contato conosco, através dos seguintes canais: e-mail: contato@seguropontocom.com, Telefone Fixo: (21) 3738-4251 / (21) 3738-4252, Celular [(21) 99343-1849]()
([Clique aqui](), para falar no Whatsapp) ou se preferir preencha nosso formulário.
Leia outras matérias sobre plano de saúde em nosso blog:
17 obrigações do plano de saúde
Como trocar de plano de saúde sem cumprir prazo de carência?
Coparticipação no plano de saúde – Entenda como funciona.